Não Crie Bloqueios

CriancaTriste

Em especial nas crianças, palavras que ressaltam o negativo, fazem cicatrizes na alma que são difíceis de desfazer.

Ao contrário do elogio sincero, o resultado é de sentimento de raiva, insegurança, baixa estima e sofrimento pra quem faz e muito mais pra quem recebe.

Uma pessoa que constantemente é chamada de adjetivos depreciativos como bagunçada, burra, feia, incapaz, etc. Tende com o passar do tempo a acreditar e passará a agir naturalmente como tal. Por isto este habito precisa de vigilância constante na atitude pessoal, muito maior que o hábito de elogiar, pois os frutos são muitas vezes incorrigíveis ao longo da vida de quem os recebe.

Lembro-me de certa vez que pedi a uma menina de 12 anos de idade que entregasse um molho de chaves para o seu pai, ao que ela replicou: Não posso fazer isto, pois não sou responsável.
Então perguntei: Quem disse que você não é responsável? Eu confio em você e sei que vai conseguir. Da próxima vez que nos encontrarmos, você me dirá que conseguiu.

Imaginem o resultado? Pois é, ela estava radiante só pra me dizer que havia conseguido. É mais difícil, mas é possível quebrar este ciclo de crença negativa que tanto mal faz às pessoas. 

Portanto fica aqui o desafio para você se policiar ao relacionar-se com as pessoas, em especial com as crianças, e em especial as de sua própria família. Elas serão muito melhores no futuro só por que você não criou bloqueios nelas.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s